Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

HANDEBOL SERGIPANO

ENTREVISTA COM O TIME MASCULINO DE HANDEBOL
DA CIDADE DE MONTE ALEGRE
A HISTÓRIA DO HANDEBOL


Não se sabe exatamente quem criou o handebol, embora se tenha registros de modalidades semelhantes em vários momentos históricos. A verdade é que, desde a criação da bola, a prática do handebol já parecia ser algo inevitável. Para se ter uma idéia, um jogo parecido (a principal diferença é que não havia balizas) já era praticado na Grécia Antiga, fato até citado por Homero na Odisséia. 

Entretanto, a fama de criador do handebol é de um professor de Educação Física: o alemão Karl Sshelenz, considerado o pai do esporte. Em 1919, o professor reformulou o “Torball”, uma modalidade parecida, só que destinada a mulheres. Desta forma, o esporte passou a ser praticado por homens, ganhou novas regras (passou a ser praticado em um campo maior, por exemplo) e um novo nome: Handball. 

Devido ao fato do esporte ter sido desenvolvido por um professor de educação física, o handebol ganhou grande aceitação nas escolas e colégios de muitos países, como Alemanha, Áustria, Suécia, Dinamarca e Checoslováquia, iniciando assim, as primeiras competições internacionais. 

Até então, as regras do esporte eram publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, fato que mudou em 1927, com a criação da Federação Internacional de Handebol, composta por 39 países membros. 

Outro importante capítulo da história do handebol foi a sua inclusão pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. No Brasil, o esporte foi introduzido por volta de 1930 no Estado de São Paulo, e a partir de então, o handebol não parou de crescer.

Mesmo diante desses fatos e conquistas o nosso país ainda é muito preconceituoso com a prática do Handebol no sexo masculino, o que por muitas vezes faz com que grandes jogadores da modalidade se afastem do esporte, com medo e vergonha da rejeição do nosso país o que vem a ser uma falta de respeito da humanidade. Confira a entrevista exclusiva com a equipe de Handebol da Cidade de Monte Alegre.


ENTREVISTA ESPORTIVA DO BLOG DO SÃO PAULO

1-Nome, idade, cargo na representação de Handebol da Cidade de Monte Alegre?
R: Jakson Roberto; 22 Anos; Atleta.

2 - Como você ver essa modalidade esportiva em nosso estado?
R: É um esporte que sofre muito preconceito, e tem pouco incentivo não só por não temos campeonatos mais também pela falta de recursos.

3- A prefeitura da Cidade de Monte Alegre, ajuda a representação de Handebol da Cidade? Qual o apoio da prefeitura ao time?
R: É muito complicado a pratica esportiva aqui em Monte Alegre, não temos ginásio e nem uma quadra digna para a pratica do handebol e ainda por cima sofremos muito preconceito.

4- Qual o maior problema que o time de Handebol de Monte Alegre enfrenta no      momento?
R: A falta de incentivo não só financeiro, mas também na divulgação e no  incentivo da pratica do handebol através de competições, e também a falta de um espaço digno para o jogo.

5 – Na sua opinião a que se deve o preconceito que as pessoas tem sobre a pratica de Handebol, no sexo masculino?
R: Porque muitos homens (idiotas) se acham machões e donos da razão por isso falam que o esporte do homem é o futebol e o futsal, acho que é pelo o fato do jogo utilizar a mãos e ter muito contato físico. Por isso que sempre comento que queria ter a oportunidade de jogar contra essas pessoas.

6- O que deve ser feito para que as pessoas comecem a apoiar esse esporte no município?
R: O primeiro passo deve ser dado nas escolas através de campeonatos colegiais, acho que depois disso teria um interesse maior pela pratica do handebol e só assim poderia se organizar um campeonato municipal forte e organizado.

7- Todos sabem das dificuldades em formar um time competitivo, como você ver esse problema?
R: Exatamente pela falta de pessoas que pratiquem o esporte, então temos que recorrer a jogadores de fora e também pela falta de apoio.

8- O Time de Handebol, tem algum patrocinador oficial? Quem?
R: Não. Somos nós os próprios atletas que temos que nos virar!

9- Quais os principais jogadores da equipe no momento?
R: Antônio, Neném, Jakson Roberto, Nadson e Wanison.

10- Os que você poderia falar para todos aqueles que de alguma maneira queriam ter condições de praticar o esporte e não tem?

R: Em minha opinião o principal motivo para que muita gente não venha a praticar o esporte é o medo do preconceito, medo do que os outros vão achar.
Eu diria que não ligue para o que os outros irão falar, a gente passa a vida inteira tentando provar pro mundo que a gente não tem que provar nada pra ninguém.
Falo também que é um esporte muito bom e dinâmico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário