Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

CORINTHIANS SE TORNA UM CLUBE CENTENÁRIO!!

PAIXÃO E SOFRIMENTO MOVERAM O CORINTHIANS NESTES
100 ANOS DE GLÓRIAS E TROPEÇOS

CLUBE SURGIU APÓS UM EXCURSÃO DO HOMÔNIMO TIME INGLÊS E DE LÁ PRA CÁ  CRESCEU E GANHOU O MUNDO 


 Sofredores por natureza, como gostam de dizer, os milhões de corintianos espalhados pelos quatro cantos do mundo estão em festa. E eles prometem uma grande homenagem ao Sport Club Corinthians Paulista nos primeiros segundos desta quarta-feira, dia 1º de setembro, ano da fundação do clube que passará a ser centenário.


O país será pintado de preto e branco, cores do Timão, no intitulado Dia do Corinthians. A diretoria do alvinegro de Parque São Jorge, encabeçada pelo presidente Andrés Sanchez, fez campanha na internet, via seu site oficial, para que todos os corintianos vistam a camisa do clube, pendure uma bandeira do time, saia de casa com algum adereço do time mais popular do Estado de São Paulo.


Durante todo este ano, o marketing do Corinthians agiu em todas as frentes. De automobilismo a natação. De camisas comemorativas a contratações de peso. De livros a filmes. Mas o que a Fiel mais irá comemorar, nesta quarta-feira, além do centenário, será o anúncio do tão sonhado estádio, o Fielzão.
É verdade que o título ainda não veio em 2010, mas ainda resta do Brasileirão e, como todos sabem e já dissemos, o corintiano é sofredor e não deixa seu clube na mão. O parabéns foi cantado por mais de 36 mil pessoas no último domingo, no triunfo, por 2 a 1, sobre o Vitória, no Pacaembu.



  AMOR A PRIMEIRA VISTA!



A vitória, o título são importantes, mas o corintiano gosta mesmo é de seu clube. Nada mais importa para ele. A paixão começou antes mesmo do clube existir. O corintiano nasceu, afinal não se faz um torcedor do Corinthians, nasce torcendo para o Timão, durante a excursão do clube inglês Corinthian-Casuals Football Club ao Brasil.

Aquele time, que vestia branco, mas depois passou a usar o grená e rosa, inspirou cinco operários que acompanharam um dos amistosos. Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. O “s” foi adicionado ao nome do clube anos depois porque seus torcedores eram chamados de Corinthians.
Em 1988, os dois clubes se enfrentaram em um amistoso. Naquele tempo, Corinthian inglês já era um time formado por jogadores amadores, como hoje. Os ingleses perderam para o Corinthians brasileiro formado naquele jogo por ex jogadores veteranos por 1 a 0, com gol de Sócrates.


 A PRIMEIRA VEZ É INESQUECÍVEL!



Antes disso, porém, o alvinegro de Parque São Jorge já havia feito história. Em seu primeiro ano na liga profissional, em 1914, o Corinthians foi campeão Paulista e de forma invicta. De lá para cá foram outras 25 conquistas, incluindo a de 1977. O Timão passou 22 anos, oito meses e uma semana sem levantar um troféu. Até que no dia 13 de outubro de 1977, Basílio, o verdadeiro pé-de-anjo marcou um suado gol e devolveu a alegria a Fiel Torcida.

O último título antes de 77 também foi histórico. Em 1954, o Timão se sagrou campeão do IV Centenário, título que homenageava a fundação da cidade de São Paulo. E o melhor de tudo: o título foi ganho em cima de seu maior rival, o Palmeiras. Luizinho, Cabeção, Roberto Belangero e Idário foram contratados e se juntaram aos conhecidos Baltazar, Cláudio e Gilmar, consagrados com títulos do Rio-São Paulo e Paulista.
Durante estes 100 anos, os torcedores corintianos sofreram e comemoraram em muitas outras oportunidades. Em 1982, o clube entrou, de novo, para a história, durante o movimento denominado Democracia Corintiana. Comandados por Sócrates e Casagrande, os jogadores passaram a ter voto em todas as decisões do clube. Dirigentes e comissão técnica também votavam em cada atitude que o clube deveria tomar, inclusive, se deveria ou não ter concentração antes dos jogos. Neste período, o clube foi Bicampeão Paulista (82/83).


 XODÓ DO BRASIL!



Se o Paulistão já era conhecido dos corintianos, o Brasileirão ficou íntimo em 1990. Sob o comando do camisa 10 Neto, das defesas do polêmico Ronaldo e com a estrela de Tupãzinho, o Timão se sagrou campeão Nacional, pela primeira vez, em 1990, ao derrotar o rival São Paulo. O Brasil ainda foi do Corinthians em 1998, 1999 e 2005.

Mas o país do futebol ficou pequeno e o Corinthians, que surgiu nas mãos e nos pés de operários, cresceu e conquistou o mundo, em 2000. Bicampeão Brasileiro, o Corinthians foi convidado a participar o 1º Mundial organizado pela FIFA, entidade máxima do futebol. Depois de se classificar na primeira fase, no grupo em que tinha o Real Madrid-ESP, o Corinthians chegou a final contra o Vasco.
No Maracanã, naquele mesmo estádio que a Fiel já havia invadido em 1976 para calar os torcedores do Fluminense, o Corinthians comemorou o título de campeão Mundial após empates sem gols no tempo normal e prorrogação. A vitória, por 4 a 3, nos pênaltis, veio após Edmundo chutar a última cobrança para fora. O Maracanã estremeceu. O Brasil estremeceu. O mundo era alvinegro. O planeta do futebol era do Corinthians.


 ÍDOLOS!



O torcedor corintiano ama seus ídolos, principalmente aqueles que dão suor, sangue e lágrimas dentro do campo. Neco foi o primeiro grande jogador do Corinthians que ainda teve Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivellino, Sócrates, Biro-Biro, Casagrande, Basílio, Ronaldo, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, Carlitos Teves, Ronaldo Fenômeno entre tantos outros.


Tristeza!

Assim como todos os clubes, o Corinthians não viveu apenas de alegrias, afinal o torcedor é sofredor. Maus dirigentes, jogadores e técnicos passaram pelo Parque São Jorge. O Timão sofreu com jogadores incompetentes e ruins tecnicamente que não merecem nem ser lembrados nesta data especial.

Jogadores que foram responsáveis pela não conquista da tão sonhada taça da Libertadores. Mas o maior problema do Corinthians foram as parcerias furadas e que não foram concluídas. Este acúmulo de problemas, falta de planejamento e irresponsabilidade culminou com a parceria obscura da MSI e o rebaixamento a Série B em 2007. Momentos que nenhum corintiano gosta de lembrar, mesmo após o acesso e o título da Segundona.


 PRINCIPAIS TÍTULOS DO TIMÃO


1º Mundial de Clubes da Fifa (2000)
Campeonato Brasileiro (1990, 1998, 1999 e 2005)
Campeonato Brasileiro Série B (2008)
Copa do Brasil (1995, 2002 e 2009)
Supercopa do Brasil (1991)
Torneio Rio-São Paulo (1950, 1953, 1954, 1966 e 2002)
Campeonato Paulista (1914, 1916, 1922/23/24, 1928/29/30, 1937/38/39 1941, 1951/52, 1954, 1977, 1979, 1982/83, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário