Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

ESPECIAL 2010

ESPECIAL BLOG DO SÃO PAULO
BRASILEIRÃO 2010
FLUMINENSE PINTA O BRASIL DE VERDE,BRANCO E GRENÁ



Campeonato Brasileiro de 2010 foi um dos mais emocionantes - senão o mais emocionante - desde a criação dos "pontos corridos". Na última rodada da competição, três times disputavam o primeiro lugar: Fluminense, Corinthians e Cruzeiro. Melhor para o Flu, que sob o comando de Muricy Ramalho faturou a taça, sendo que o treinador pôde ser coroado como o "rei dos pontos corridos". Em sete edições desta fórmula, o comandante tricolor foi campeão em quatro (2006, 2007 e 2008), além de acumular um vice, em 2005.
O Fluminense iniciou a competição desacreditado, principalmente pelo fato de no ano anterior ter se livrado do rebaixamento somente na última rodada. Apesar disso, Muricy Ramalho soube implementar seu estilo de trabalho com maestria e conseguiu que diretoria e jogadores abraçassem com ele o projeto que culminaria com a taça ao Fluminense. O elenco também foi outro fator determinante para a conquista dos cariocas, já que mesclava experiência (Washington e Fred) e juventude (Tartá e Marquinho), além de peças de renome internacional (Deco e Belletti).
Além de Muricy Ramalho é importante apontar o responsável dentro de campo pelo sucesso tricolor. Isso mesmo, caro internauta. Conca, o camisa 10 do Flu, foi o principal jogador do time. Tanto é verdade, que o argentino atuou nas 38 partidas do time no Brasileirão. Com gols importantes e assistências precisas, Conca foi eleito o melhor jogador da competição e levou quase todos os prêmios neste quesito no futebolbrasileiro.

Números do Flu!

Em 38 jogos, o Fluminense venceu 20, empatou 11 e perdeu somente sete vezes. O ataque tricolor balançou as redes dos adversários em 62 oportunidades, enquanto que a defesa sofreu apenas 36, deixando o saldo com 26 gols positivos. A melhor defesa da competição retrata bem o que é o trabalho de Muricy Ramalho, que prefere dar consistência a marcação, assim como fez no São Paulo quando conquistou o tricampeonato nacional.

A última derrota do Fluminense no Brasileirão ocorreu em 10 de outubro, quando perdeu de 1 a 0 do Cruzeiro, fora de casa. Após isso, o elenco tricolor soube manter a estabilidade até à conquista. O artilheiro do Flu foi ninguém menos que Washington, com 10 gols. O Coração Valente chegou ao clube logo após a Copa do Mundo e provou que poderia ajudar o Tricolor.

Quando tem Copa do Mundo...

Em 2010 aconteceu a Copa do Mundo da África do Sul. Além de parar o Brasileirão na sétima rodada, a competição tem outro tópico interessante com a disputa brasileira. Desde a criação do Brasileirão (em 1971), times do Rio de Janeiro e de São Paulo se revezam nas conquistas da competição em ano de Copa do Mundo.

Os cariocas possuem somente três conquistas nesse período (Vasco, em 1974; Flamengo em 1982; e Fluminense, em 2010), enquanto que os paulistas aparecem com sete títulos (Guarani em 1978; Sâo Paulo em 1986 e 2006; Corinthians em 1990 e 1998; Palmeiras em 1994; e Santos em 2002.

Arrancada tricolor!

Dado como "carta fora do baralho", o Grêmio foi o responsável por uma das mais belas arrancadas do Brasileirão. O Tricolor dos Pampas estava desacreditado e a torcida já pensava no tormento que seria 2011. Apesar disso, existia uma luz no fim do túnel e ela tinha nome e sobrenome: Renato Gaúcho. O treinador deixou o Bahia e aceitou o desafio de comandar o time em que é ídolo.

No começo, Renato Gaúcho sofreu com a crítica e também com a desconfiança da torcida. Mesmo assim, o ex-atacante gremista e responsável pelo título mundial do clube, deu a volta por cima e levou o Grêmio de "virtual rebaixado" para a Copa Libertadores de 2011. O caminho traçado para isso foi o poder do ataque, que marcou 68 gols, sendo o melhor da competição.


O goleador soberano!

Um dia Jonas foi apontado como o "pior atacante do mundo". A citação foi feita por um jornal espanhol após uma partida do Grêmio em que o atacante perdeu gols considerados fáceis. Em 2010, Jonas deu a volta por cima, se emocionou em coletiva e provou com gols que tem capacidade de ir ainda mais longe. O atacante marcou 23 gols com a camisa do Grêmio no Brasileirão, sendo o artileiro da competição.

Jonas ainda fez história com a camisa gremista. O jogador se tornou o quinto maior goleador do clube, deixando para trás o atual treinador do time, Renato Gaúcho. Com 75 gols, Jonas está atrás somente de Alcindo, Tarcísio, Baltazar e Osvaldo. Antes do Brasileirão começar, Jonas ocupava a 17ª colocação no ranking dos maiores artilheiros e provou em campo ser capaz de superar traumas causados nos bastidores.


Os degolados!

O Brasileirão de 2010 deixou algumas marcas profundas e que ainda irão demorar um certo tempo para serem cicratizadas, principalmente para os quatro times rebaixados à Série B de 2011: Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente. Os degolados - digamos - fizeram por merecer a queda. O caso mais crítico entre os rebaixados foi o do Guarani, que ficou 12 jogos sem vencer, sendo oito derrotas e quatro empates. A última vitória do time campineiro foi no dia 25 de setembro, quando fez 1 a 0 no então candidato à queda, o Vasco da Gama.

São por essas e outras que o futebol brasileiro continua sendo um dos mais disputados. Agora, é aguardar por 2011...

Nenhum comentário:

Postar um comentário