Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

AS 10 MAIS DO MORUMBA

HISTÓRIA E PASSAGENS MARCANTES


1) 1969 –  PRIMEIRO E ÚNICO TÍTULO DE PELÉ NO ESTÁDIO
O maior jogador de futebol de todos os tempos conquistou apenas um caneco no Cícero Pompeu de Toledo. Foi no Campeonato Paulista de 1969. Santos e São Paulo empataram por 0 a 0, e o time da Vila ficou com a taça. Outro momento marcante do Rei no estádio foi no dia 11 de julho de 1971, quando ele, aos 31 anos, fez seu primeiro jogo de despedida da Seleção Brasileira. O adversário no amistoso foi a Áustria.

2) 1971 –  TRICOLOR FAZ FESTA EM CASA PELA PRIMEIRA VEZ
Os torcedores tricolores puderam soltar pela primeira vez o grito de campeão na nova casa no Campeonato Paulista de 1971. A final contra o Palmeiras foi realizada no dia 27 de junho, e o São Paulo venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Toninho Guerreiro. Naquela ocasião, 103.887 pessoas pagaram ingresso para assistir ao jogo.

3) 1973 – POLÊMICA DIVIDE TÍTULO ENTRE SANTOS E PORTUGUESA
No Paulista de 1973, o Morumbi foi palco de uma das finais de campeonato mais curiosas já vistas. Santos e Portuguesa empataram por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, e a decisão foi para a disputa de pênaltis. O Peixe abriu 2 a 0, e o árbitro Armando Marques cometeu um erro grave e histórico: deu o título para os santistas, quando a Lusa ainda tinha chances matemáticas. Os jogadores colocaram as faixas de campeão, levantaram a taça e deram a volta olímpica. A história, no entanto, não acabava por ali. O árbitro reconheceu o erro e tentou retomar as penalidades, mas a Lusa recusou. Os dirigentes da Portuguesa queriam uma nova partida, e os santistas apoiavam o término das cobranças. Após muita discussão, houve o acordo de que o título seria dividido entre os dois clubes.

4) 1977 – CORINTHIANS QUEBRA JEJUM DE TÍTULOS 
O Morumbi ficou marcado na história de todo torcedor corintiano. Afinal, foi lá no dia 13 de outubro que a equipe de Parque São Jorge acabou com um jejum de 23 anos sem títulos, depois de uma final de Campeonato Paulista dramática contra a Ponte Preta. O gol salvador foi marcado por Basílio. Vale lembrar que, na segunda partida entre as duas equipes, vencida pela Ponte Preta, 138.032 torcedores pagaram ingresso. Foi o maior público já registrado na história do estádio.

5) PAPA TAMBÉM CONHECEU O GIGANTE DE CONCRETO
No dia 3 de junho de 1980, o Morumbi recebeu aproximadamente 200 mil pessoas. E não era para nenhum jogo de futebol. A massa se reuniu para acompanhar uma missa celebrada pelo então papa João Paulo II. Muito se diz que essa visita serviu para “benzer” o time do São Paulo, que, nos dois jogos seguintes, venceu Palmeiras e Corinthians e conquistou o título de campeão paulista daquele ano.


6) PALCO DE GRANDES SHOWS
21 de março de 1981. Comandados pelo excepcional Freddie Mercury, o Queen realizou um show inesquecível no estádio do Morumbi. O público, segundo estimativas da época, chegou a 200 mil pessoas, e o baixista John Deacon, pôs uma camisa do Tricolor para festejar o show. De lá para cá, centenas de espetáculos foram realizados, sempre com os maiores nomes da música. No Morumbi, já tocaram Michael Jackson, Madonna, U2, Nirvana, Metallica, Pink Floyd... Até o fim deste ano, o clube ainda sediará espetáculos de Bon Jovi, Rush, Black Eyed Peas e Paul MCartney.

7) TRICOLOR VENCE A PRIMEIRA LIBERTADORES E DÁ O PRIMEIRO PASSO PARA CONQUISTAR O MUNDO 
Em 1992, o São Paulo era uma máquina de jogar futebol e ganhar jogos. Campeão brasileiro em 1991, o clube comandado por Telê Santana entrou para disputar a Taça Libertadores da América sem muitas aspirações. Na estreia, uma surpreendente derrota por 3 a 0 para o Criciúma. Porém, com calma, Raí, Muller, Zetti & cia. foram organizando as coisas, e o time arrancou para a sua primeira conquista sul-americana. Ela veio em uma quarta-feira, 17 de junho, diante de 105.992 pagantes, que sofreram com a vitória nos pênaltis por 3 a 2. Zetti virou herói ao defender o pênalti cobrado pelo zagueiro argentino Gamboa.

8) MARADONA EM AÇÃO NO MORUMBI
O maior craque da história do futebol argentino também já jogou no estádio do Morumbi. Isso foi no dia 27 de março de 1993, quando o Pibe, já em final de carreira, defendia as cores do Sevilla (ESP), que chegou para disputar um amistoso contra o São Paulo. O camisa 10 portenho tornou-se o centro das atenções, mas foi o Tricolor que venceu por 2 a 0, gols marcados por Raí.

9) FESTA EM 2005 PARA UM TIME QUE SE TORNOU O DONO DA AMÉRICA 
O tempo passou, e a intimidade entre São Paulo e a Taça Libertadores da América só se acentuou. Em 2004, o time chegou perto do terceiro título, mas perdeu na semifinal para o Once Caldas (COL) por 2 a 1. No ano seguinte, o time comandado por Paulo Autuori não deu chance aos adversários. Impiedoso em casa e equilibrado fora, a equipe levantou o tricampeonato no dia 14 de julho, com uma goleada impiedosa sobre o Atlético-PR por 4 a 0, diante de 75 mil torcedores.

10) EM 2007, TIME LEVANTA SEU QUINTO TÍTULO BRASILEIRO EM CASA 
Campeão brasileiro em 2006, o São Paulo entrou em 2007 priorizando totalmente a Taça Libertadores da América. Porém, as coisas não saíram como o esperado e, nas oitavas de final, a equipe acabou eliminada pelo Grêmio. Muricy Ramalho e os jogadores não deixaram a peteca cair e, com uma arrancada espetacular no segundo turno, o time garantiu seu quinto título nacional com quatro rodadas de antecedência. A festa aconteceu no dia 31 de outubro, com uma vitória por 3 a 0 sobre o já rebaixado América-RN, gols de Dagoberto, Miranda e Hernanes. Foi o último título conquistado pelo Tricolor diante de sua torcida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário