Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

SELEÇÃO BRASILEIRA 2012

PRIMEIRO TESTE DE 2012 JÁ DE OLHO EM LONDRES!
Mano Menezes já estuda alguns jogadores 
que possam atuar nas Olimpíadas

Ao escolher os 11 jogadores que entrarão em campo nesta terça-feira contra a Bósnia-Herzegóvina, às 16 horas (de Brasília), em amistoso na cidade de St. Gallen, na Suíça, o técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, inaugura uma nova fase de seu trabalho, marcada pela maior pressão por resultados. A menos de seis meses dos Jogos Olímpicos de Londres e a dois anos e meio da Copa do Mundo, o treinador precisa começar a definir o grupo com o qual vai encarar os dois desafios, apontando o caminho das vitórias para uma equipe que ainda não convenceu. Se as incertezas ainda são muitas, duas referências técnicas do time parecem definidas: Neymar e Ronaldinho Gaúcho.

Nesta segunda, em sua única entrevista antes do treino realizado a zero grau na arena AFG, em St. Gallen, Mano Menezes reconheceu que a Seleção agora caminha contra o tempo. "Mas não adianta reclamar. A Seleção sempre passou por isso", ponderou. Segundo ele, a "modificação radical" do grupo em relação à equipe que foi à África do Sul fez com o rendimento inicial fosse prejudicado. Por isso a preocupação em aproveitar todos os momentos, como o jogo desta terça contra a Bósnia-Herzegovina. "Quando estivermos reunidos, como estaremos nos Estados Unidos na metade do ano, teremos de saber tirar proveito desses momentos raros".

Sobre a missão de montar dois times, um com apenas três jogadores com mais de 23 anos, para a Olimpíada, e outro com força máxima para a Copa, Mano Menezes não lamentou, pelo contrário. Para ele, um será derivado do outro. "A Seleção que vai disputar a Olimpíada vai ser formada por um número bastante grande de jogadores que vai estar na Copa do Mundo de 2014. Por isso é uma parte importante da programação", disse ele, sem ignorar a pressão. "Tenho ouvido que a Olimpíada pode significar um desgaste para o técnico. Mas decidi encarar essa responsabilidade porque acho que é uma parte importante da preparação para 2014. Uma é a seqüência da outra".

PRESSIONADO! 

De forma discreta, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, colocou Mano Menezes na obrigação de apresentar um time consistente e obter resultados. Falando aos jornalistas nesta segunda, na concentração da equipe, no hotel Säntispark, o ex-presidente do Corinthians deixou claro que a pressão tende a aumentar. É hora de evoluir das experiências para as certezas sobre quem vai vestir a amarelinha daqui para a frente.


Comentando a proximidade do torneio de 2014, Sanchez disse que está na hora de avançar nos preparativos, tanto em infra-estrutura, quanto em time. "Está muito perto. A Copa já está totalmente dentro do Brasil", disse ele. "Nós já perdemos muito tempo, não só para montar um grande time, mas principalmente a estrutura toda que o Brasil necessita".

Questionado sobre qual seria a sua avaliação sobre o estágio atual da Seleção, Sanchez desconversou: "Tem de perguntar para o Mano". Mas a seguir cobrou definições, garantindo que a fase de experiências chegou ao fim. "Temos de começar a montar o time mais forte possível", disse. "Já temos a base, Mano sabe disso, era essa programação da CBF. O planejamento era ter um ano, um ano e pouco para fazer todos os testes. Agora é começar a jogar com o time que ele achar que é o melhor".

Sobre a maior pressão por resultados, nem todos os jogadores se mostram preocupados. Neymar, estrela do time, conta com seus companheiros mais velhos e experientes o ajudam a contornar a cobrança. "Pressão eu acho que não (tem) porque o Mano nos deixa à vontade", disse. "Os jogadores mais experientes conversam bastante para que a gente se sinta mais à vontade".



Nesta terça, Mano Menezes fez um rápido treino com a equipe que deve começar o jogo, com a base do time que jogou contra o México em outubro de 2011. Na defesa ele escolheu Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. Do meio para a frente escalou Sandro, Fernandinho, Hernanes e Ronaldinho Gaúcho; Neymar e Leandro Damião, deixando Paulo Henrique Ganso na equipe reserva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário