Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

TAÇA LIBERTADORES 2011

CLUBES BRASILEIROS TENTAM ACERTO DE CONTAS

No ano de 1984, o renomado diretor italiano Sergio Leone lançava o clássico "Era uma vez na América" nas telas de cinema. O filme pode ser resumido como um acerto de contas violento - e até poético - baseado na história de amigos que cresceram juntos em Nova York. Passaram a praticar o crime, se tornaram gangsters e depois inimigos devido a uma traição do passado que deixou cicatrizes perdidas pelo caminho. Neste 8 de fevereiro, começa um outro roteiro de ajuste de contas na América. Do Sul. A sétima arte é trocada por outra, a da bola, na Taça Libertadores. Os protagonistas são os clubes brasileiros. Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Internacional e Santos sonham em se redimir com seus torcedores e a caixa registradora.



Quatro deles - Cruzeiro, Santos e a dupla Gre-Nal - terão a chance de, com a taça, igualarem-se ao tricampeão São Paulo na hegemonia brasileira da competição, que está longe de se aproximar dos dividendos dos clubes europeus na conquista da Champions League, por exemplo. Mas o triunfo abre portas. Quando começar a rolar a bola nesta quarta-feira, com Fluminense x Argentinos Juniors, às 22h, no Engenhão, pelo Grupo 3, no primeiro duelo Brasil x Argentina - a outra partida será Deportes Tolima-COL x Guaraní-PAR -, inicia também a luta pela volta olímpica da remissão.
 
Os 32 clubes são ivididos em oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a segunda. A partir daí, o sistema será de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a finalíssima. O campeão ganhará passaporte para o Mundial de Clubes, que este ano voltará a ser disputado no Japão. Um estímulo e tanto.



- A Libertadores não é o melhor produto do mundo. A motivação de vencer é mais pelo emocional do que o racional. Mas a exposição é importante. Quem for campeão e souber criar ações paralelas de marketing, vai valorizar a marca, aumentar a torcida. Se você construir o projeto, vale muito a pena. Mas o Mundial é a cereja do bolo - afirmou um dos bambas do marketing esportivo, Amir Somoggi, diretor da Esporte Total da Crowe Horwath RCS.

Amir cita o exemplo da Champions League, que rende ao campeão europeu 40 milhões de euros - R$ 91,3 milhões -, sem contar a bilheteria.



- Se ficar nas oitavas, o clube sai com 20 milhões de euros (R$ 45,6 milhões). O campeão da Libertadores 2011, descontando os gastos, vai faturar uns R$ 12 milhões. O pacote com o Mundial poderá render, no máximo, para os clubes sul-americanos, entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões.



Mais importante do que o caixa no fim do ano será, segundo Amir, a maior fidelização com o torcedor, o prestígio pelos títulos. Na verdade, é disso que mais estão precisando os clubes brasileiros neste momento. Os cinco que brigam para conquistar a América têm muitas contas a acertar com seus fiéis seguidores dentro de campo. E terão, como fortes concorrentes, os argentinos Estudiantes e Vélez Sarsfield, que contam com astros como Verón e Martínez, além de outros times perigosos e de tradição, como LDU, Universidad Católica, Peñarol, Independiente.

JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA,09/02

Ás: 22:00h - NO ENGENHÃO
FLUMINENSE X ARGENTINOS JUNIORS

Ás 22:00h - NO MANOEL MURILO TOTO
TOLIMA X GUARANI-PAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário